Obras do PAC se arrastam no Amazonas

Dos 53 empreendimentos programados  para o período 2007-2010, na área de infraestrutura, só 21 foram concluídos.





A construção dos terminais hidroviários nos municípios do Amazonas segue o ritmo lento que marca o PAC no Estado
Mais de 60% das obras de infraestrutura logística do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1 - 2007/2010) no Amazonas não foram concluídas. A área envolve, entre outros empreendimentos, a construção e manutenção de terminais hidroviários e rodovias. De 53 empreendimentos previstos nesse setor, apenas 21 foram concluídos até dezembro de 2010.
O primeiro balanço do PAC 2 (2011/2014), divulgado pelo Governo Federal no final do mês de julho, aponta que 16 terminais hidroviários encontram-se em fase de execução. Em outros 11 as obras não foram sequer iniciadas. No balanço do PAC 1, finalizado em 2010, de 35 terminais, apenas 10 estavam em estágio de conclusão. Os 15 restantes permaneciam em obra.
Segundo o MT, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio de convênio com a Codomar, continua com os investimentos para a construção de 14 terminais hidroviários no Amazonas. Já com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), há 21 convênios para a construção de terminais hidroviários. De acordo com o ministro, estão previstos para essas obras de R$ 63 milhões.

Lentidão
O balanço do PAC 2 nesse primeiro semestre de 2011 também mostrou que obras como a pavimentação da BR-319 (Manaus-Porto Velho) e da BR-317 (Manaus-Rio Branco/Oceano Pacífico) permanecem em estágio de execução, assim como no final de 2010. Segundo balanço dos quatro anos de PAC 1, os investimentos previstos para obras em rodovias dentro do território amazonense foram da ordem de R$ 544,3 milhões.
Nessa primeira fase do PAC (2007-2010), segundo informações do site do programa, foram concluídos os serviços em apenas quatro subtrechos da BR-319.  Dentro da área de infraestrutura do programa Federal, estavam previstas 16 ações em rodovias no Amazonas. Segundo o portal do programa PAC, o investimento previsto para a área de infraestrutura logística no Amazonas, de 2007 a 2010, foi de R$ 1,1 bilhão. Já o investimento previsto no setor após 2010, no PAC 2 é R$ 486,3 milhões.